terça-feira, 12 de maio de 2009

www.otaviosaleitao.com.br. Um dos sites mais acessados pelos Piancoenses.

Essa é uma matéria que foi publicada no site do Tavinho nesta segunda (11 de maio). O site do Tavinho é um dos mais acessados em todo o Estado da Paraíba e principalmente pelos piancoenses, pois Tavinho é mais um filho do nosso querido Piancó, e sempre traz noticias que interessam e engrandecem a nossa cidade.
Aqui fica o meu cordial abraço ao amigo Tavinho!

Para você que ainda não acessou ai está o endereço, eu recomendo. www.otaviosaleitao.com.br

domingo, 10 de maio de 2009

Programa Minha Casa Minha Vida


A diretrizes do programa, Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, sobretudo quanto ao atendimento a pequenos municípios, ainda estão sendo definidas pela União, que deve investir até R$ 60 bilhões na construção das unidades habitacionais. Entretanto, os pequenos municípios já podem ir se preparando para atender aos critérios que serão definidos.
O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Antunes de Siqueira, explicou nesta segunda-feira (4) algumas regras do programa que tem como objetivo construir um milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, reduzindo o déficit nacional em 14%.
Segundo o superintendente, o público-alvo do programa representa 90,9% do déficit de casas no país. São pessoas que normalmente não conseguem financiamento em outras linhas de crédito por apresentarem restrições cadastrais. " Este é um diferencial do programa, não terá análise de crédito para as famílias com renda de até três salários mínimos", explicou.
Outro diferencial do Minha Casa, Minha Vida é a compatibilização do valor da prestação com a renda mensal da família atendida. A parcela a ser paga não pode ultrapassar o equivalente a 10% da renda familiar durante os dez primeiros anos do financiamento.
os prefeitos devem se informar e ficar atentos à divulgação dos critérios do programa, além de elaborar bons projetos. É importante que as cidades demonstrem interesse na parceria com a União, propondo isenções de impostos - como ISS e ITBI para famílias com renda mensal de até três salários mínimos e também a disponibilização de áreas para a construção das moradias e o que mais for possível para viabilizar os empreendimentos.

Fonte: Site da Abracam

Piancoense, fique informado


Com a ajuda da internet, todo e qualquer cidadão pode ficar pelo menos um pouco informado sobre receitas e despesas referentes ao município de Piancó. Para saber sobre convênios e até valores repassados pelo Governo Federal na área da saúde , basta apenas entrar no site www.fns.saude.gov.br. Ao entrar no referido site, selecione a cidade (Piancó), depois o ano e mês. Você verá os valores reais repassados e os respectivos destinos a serem aplicados. Já para saber sobre algumas despesas realizadas pela prefeitura, acesse www.tce.pb.gov.br e entre em SAGRES on Line. Você poderá acompanhar boa parte dos gatos e avaliar a eficácia da aplicação dos recursos. Cabe a você, cidadão piancoense, acompanhar e cobrar de seu vereador fiscalizar não só os recursos recebidos más tabém se estão sendo aplicados de maneira eficiente

A Voz do Brasil


Tradicional noticiário de rádio do país, a Voz do Brasil está no ar há quase 70 anos. Seu objetivo é levar informação jornalística diária aos mais distantes pontos do país. A Radiobrás produz os primeiros 25 minutos do programa, que trazem notícias, com foco no interesse do cidadão, sobre o Poder Executivo. Particularmente quando quero me inteirar sobre temas políticos e sociais nacionais, escuto assiduamente o referido programa. É transmitido a partir das 19 horas. Eu recomendo.

sábado, 9 de maio de 2009

Piancoense Remígio Júnior disputa vaga de Juiz Eleitoral


João Pessoa(PB) - Na sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, realizada na manhã desta quarta-feira(06Maio2009), os desembargadores definiram a lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba(TRE-PB), na categoria de jurista. A sessão foi presidida pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, vice-presidente do TJ.
O preenchimento da vaga ocorrerá no dia 13 de junho, com o término do primeiro biênio do mandato do advogado Renan de Vasconcelos Neto.
Foram indicados os advogados Newton Nobel Sobreira Vita, Paulo Wanderley Câmara, cada um com dez votos, em primeiro escrutínio, e Antônio Remígio da Silva Júnior, no segundo escrutínio, com oito votos. Agora, caberá ao presidente da República a nomeação de um dos três advogados indicados pelo Tribunal de Justiça, de acordo com o que dispõe o artigo 120, § 1°, inciso III, da Constituição Federal.
Antes de iniciar o processo de escolha da lista tríplice, o colegiado, por unanimidade, resolveu estabelecer mudanças na resolução que disciplina a matéria no tocante a indicação de advogados ao TRE.
De acordo com a Constituição Federal, só podem concorrer à vaga na Corte Eleitoral os advogados que contêm, no mínimo, dez anos de efetivo exercício da advocacia ou que tenham exercido cargo para o qual seja exigido o diploma de bacharel em Direito, além de comprovada idoneidade moral. Com as mudanças na resolução do TJPB, os futuros concorrentes terão que comprovar com documentos tais informações.

Fonte: Ascom/TJ-PB.

Judiciário ja cassou 238 prefeitos e 119 vereadores eleitos em 2008


Brasília(DF) - Entre prefeitos cassados recentemente, segundo levantamento feito pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral(MCCE), divulgado nesta quarta-feira(06Maio2009), a maior parte administrava cidades do Nordeste(39) e do Sudeste(38). Na Região Sul perderam o mandato 23 administradores municipais, na Centro-Oeste, dez, e na Norte, nove.
Minas Gerais foi o estado recordista em cassação de prefeitos, com 26 perdas de mandato, seguido pelo Paraná, onde houve 14 cassações. O Ceará liderou o ranking de vereadores cassados, com 19 cassações. No Piauí, segundo da lista, 15 vereadores perderam o mandato.
Para o representante da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais(Abramppe) no MCCE, Márlon Reis, os números indicam que a prática da corrupção eleitoral é comum em todas as regiões e estados do Brasil. “A corrupção eleitoral não manifesta sua força apenas em regiões menos desenvolvidas. Tem mais a ver com uma cultura patrimonialista do que com a distribuição de renda”, avaliou Reis.
Apesar de revelar uma corrupção enraizada na política brasileira, a pesquisa, por outro lado, indica um fortalecimento do combate às práticas ilegais. “A novidade é uma repressão mais efetiva. Até o ano 2000 a Justiça Eleitoral não atuava tanto na questão”, afirmou Reis.
A análise comparativa das últimas eleições confirma a tese de Reis. Nas eleições de 2000, apenas 40 prefeitos e 15 vereadores eleitos foram posteriormente cassados. Em 2004, o número saltou para 71 prefeitos e 73 vereadores. De acordo com o levantamento do MCCE, até agora já foram cassados 238 prefeitos e 119 vereadores, eleitos em 2008.
Os dados, acrescentou Reis, juiz de primeiro grau no Maranhão, também demonstram que não basta condenar os políticos por suas práticas ilegais. Setores da sociedade deixam a desejar em termos de comportamento eleitoral. “Eleitores e candidatos estão mais próximos do que parece, imersos em uma visão na qual a política é concebida como troca de favores”, disse Reis.
O representante do MCCE ainda ressaltou que a compra de votos reflete negativamente na futura atuação executiva ou parlamentar de um político. “Pode refletir, por exemplo, na busca de vantagens pessoais, privadas, em troca de um determinado posicionamento ou voto em uma matéria. A cultura fica”, comparou Reis.



* Fonte: AGÊNCIA BRASIL.

sábado, 2 de maio de 2009

Projeto de Lei do Vereador Pabinha pede fixação do número de vagas em concurso público e a convocação obrigatória dos candidatos aprovados.


Foi realizada hoje, 02 de maio, a 9ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Piancó-Pb, com as presenças dos vereadores; Nenen de Fandinga (DEM), Cristhianne Remigio (PSDB), Maria de Fátima Militão (PP), Wagner Brasilino (PP), Souzinha (PMN), José Bráulio Jr. (PTB), Antonio de Pádua Pereira Leite (PT) e Antonio Leite Neto (PP).

Na ocasião foi aprovado por unanimidade pela bancada parlamentar (exceto pelo vereador Nenen de Fandinga), o Projeto Lei nº. 009/2009, de autoria do vereador Antonio de Pádua Pereira Leite que dispõe sobre a fixação do número de vagas em concurso público e a convocação obrigatória dos candidatos aprovados para o seu preenchimento no âmbito do Município de Piancó, e dá outras providências.