domingo, 10 de maio de 2009

Programa Minha Casa Minha Vida


A diretrizes do programa, Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, sobretudo quanto ao atendimento a pequenos municípios, ainda estão sendo definidas pela União, que deve investir até R$ 60 bilhões na construção das unidades habitacionais. Entretanto, os pequenos municípios já podem ir se preparando para atender aos critérios que serão definidos.
O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Antunes de Siqueira, explicou nesta segunda-feira (4) algumas regras do programa que tem como objetivo construir um milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, reduzindo o déficit nacional em 14%.
Segundo o superintendente, o público-alvo do programa representa 90,9% do déficit de casas no país. São pessoas que normalmente não conseguem financiamento em outras linhas de crédito por apresentarem restrições cadastrais. " Este é um diferencial do programa, não terá análise de crédito para as famílias com renda de até três salários mínimos", explicou.
Outro diferencial do Minha Casa, Minha Vida é a compatibilização do valor da prestação com a renda mensal da família atendida. A parcela a ser paga não pode ultrapassar o equivalente a 10% da renda familiar durante os dez primeiros anos do financiamento.
os prefeitos devem se informar e ficar atentos à divulgação dos critérios do programa, além de elaborar bons projetos. É importante que as cidades demonstrem interesse na parceria com a União, propondo isenções de impostos - como ISS e ITBI para famílias com renda mensal de até três salários mínimos e também a disponibilização de áreas para a construção das moradias e o que mais for possível para viabilizar os empreendimentos.

Fonte: Site da Abracam

Nenhum comentário:

Postar um comentário